terça-feira, 29 de dezembro de 2020

*Associação de Bairro do Xarquinho comemora 32 anos e lança feira literária e gastronômica* (*Xarquinho Neighborhood Association celebrates 32 years and launches literary and gastronomic fair*)


Desde o mês de maio deste ano (2019), a AMBIX – Associação de Moradores do Bairro Industrial Xarquinho vem envolvendo várias pessoas para dar corpo a um grande projeto em torno da relação pessoas e livros.
Este projeto tem como objetivo principal a criação de dois espaços de interação homem-livro e homem-homem, sendo eles: Biblioteca Comunitária do Bairro Industrial Xarquinho Moacir Gonçalves e Sala de Leitura do “Abeia”.
Esses lugares até as suas constituições se constituirão em um local de discussões, “bate-papo” informal, manifestações artísticas-culturais com a presença de artistas locais, recuperação da memória de Guarapuava sobretudo da história do Grande Bairro Industrial Xarquinho com seu povo, sua gastronomia, seus artistas, suas lideranças, pontos de encontro desse, principalmente os responsáveis pela formação educacional, religiosa, da arte da cultura em geral.
Essa empreitada teve como ponto de partida a atuação da AMBIX em parcerias com a Unicentro através de pesquisadores, da sua equipe de jornalismo e estudantes dessa área; também jornais locais como Rede Sul de Notícias e Rádio T, entre outras.
O projeto escrito a ser inscrito em grupo de pesquisa específico de Extensão terá uma construção coletiva até sua constituição final.
Um dos principais objetivos do mesmo será frutificar um livro que conte a história do Bairro Industrial Xarquinho, a partir de um documentário a ser produzido pelo escritor J. Fátimo. 
Com a riqueza do que se discutiu até o momento através de reuniões mensais, nasceu a intenção de outras ações como a Feira Literária, Gastronômica e Cultural que ocorrerá em dezembro deste ano.
A feira homenageará personalidades locais da área artístico-literária e gastronômica, segundo o Coordenador da área Cultura, Everaldo Fogaça.
Neste final de semana, dia 14 de setembro, deu-se o primeiro passo com o lançamento da feira literária. Ela contou com a presença da comunidade local, órgãos de imprensa, equipe diretiva da associação, familiares dos homenageados, enfim o convite foi estendido à toda comunidade guarapuavana. Na oportunidade foi comemorado os 32 anos de vida da associação.
O presidente da associação, Sr. Joel Barbosa, definiu bem o momento, como um momento de união, e a associação sendo e elo entre os moradores e seus anseios. Principalmente enfatizou as conquistas dos 32 anos da associação, exaltando suas últimas conquistas, que foram a construção do novo forro e o já citado lançamento desta importante feira que unirá a comunidade em torno da arte, da gastronomia e da cultura em geral. Também aponta Barbosa, que a associação como entidade de representação de um povo que luta e ama Guarapuava, principalmente seu bairro que o defende como lugar que merece seu respeito, pois ser o lugar onde mantém sua família, seus sonhos e é feliz.

Guarapuava, setembro, 2019.

Imagem obtida em: https://pixabay.com/pt/photos/literatura-biblioteca-sabedoria-lei-3324244/

Nota: O presente artigo não foi publicado a época por problemas técnicos do blog e ficou arquivado como rascunho. Devido à importância cultural do evento, o qual foi um sucesso, o Blog resolveu publicar o presente para fins de registro histórico.

Segue o documentário citado acima pelo Artista J. Fátimo produzido na I Felix (Feira Literária do Xarquinho):






Nenhum comentário:

Postar um comentário

3º TEXTO MAIS ACESSADO EM 2024 “Tecnologia Social, TCC Mestrado Profnit: DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL NO BAIRRO INDUSTRIAL XARQUINHO NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR”

  Dando continuidade com nossa retrospectiva 2024, durante o mês de janeiro o blog Devaneios Literários do Lima estará em férias. Mas, não d...