sábado, 22 de fevereiro de 2025

Tecnologia social na perspectiva da transição profunda para a sustentabilidade social e ambiental (Artigo Científico)

Free Energy Electric photo and picture

Prezados leitores e leitoras, minha produção voltada à arte, à literatura tem sido pífia aqui no blog. Tenho me dedicado a outras empreitadas a outras ciências, que não à da língua(gem) ou às ciências humanas. Tenho investido meu tempo mais às Ciências Sociais, sobretudo às Aplicadas (Contábil, Administrativa etc). Diante disso, trago um resultado de pesquisa que participei em aulas do doutorado, em disciplina isolada, juntamente com meus professores e colega de turma sobre as mudanças bruscas ocorridas no mundo, que impactam a Economia, a Sociedade e o Meio Ambiente, desde a Revolução Industrial até o presente momento, o que pede uma mudança ainda mais radical para combater ou atenuar as ditas mudanças climáticas e o consequente aquecimento global e seus efeitos. 

Dito isso, segue o resumo de um artigo que publicamos e o link para acesso ao mesmo, publicado pela Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales.  

Meu muito obrigado e continue conosco!

 

Resumo

Apesar de todo desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social que temos na atualidade, problemas socioambientais permanecem sem solução. O objetivo do presente artigo é investigar como a Tecnologia Social (TS) tem contribuído para a superação do duplo desafio, degradação ambiental e desigualdade social, levando-se em consideração princípios que norteiam uma Transição Profunda para a sustentabilidade. A metodologia adotada foi discussão teórica de Transição Sociotécnica, com Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre Tecnologia Social. A RSL seguiu procedimentos da Metodhi Ordinatio. Os resultados encontrados foram: a TS faz parte da Transição Sociotécnica profunda em curso, pressionada em nível de paisagem por conferências e acordos internacionais sobre mudanças climáticas e problemas sociais sintetizados nos ODS, que forçam regimes sociotécnicos a se adequarem. Apesar de ainda se encontrar em nível de Nicho, a TS tem grande potencial para a superação de problemas sociais e ambientais, sendo esta última temática pouco explorada. Para que a TS possa mudar regimes sociotécnicos, a transição precisa ser orientada na perspectiva da governança.

Palavras-chave:

sustentabilidade, transição profunda, tecnologia social, inovação social.


Segue abaixo o link para acesso: 

https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/12177


Como citar o artigo:

Oliveira, Ângelo A. de, Lima, M. J. de, Doliveira, S. L. D., Knorek, R., & Gonzaga, C. A. M. (2024). Tecnologia social na perspectiva da transição profunda para a sustentabilidade social e ambiental. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(10), e12177. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.10-472

 

Imagem obtida em: https://pixabay.com/photos/energy-electric-technology-9163167/ 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um brinde aos bem–humorados (A toast to the good-humored)

    [Poema de Marcio Lima musicado pela Gerasom]. Um brinde às pessoas bem-humoradas Que levam com vivacidade os pesos que a vida se...