segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O NOVO PAPA PODERÁ SER BRASILEIRO



Com a renúncia do Papa Bento XVI, por problemas de saúde declarados pelo próprio Papa, o povo Católico Apostólico Romano vê-se em um momento muito delicado. O sucessor de São Pedro tem como missão unir os fieis em um difícil propósito, mas básico, de fazer com que o povo de Deus ponha em prática o “amar-vos uns aos outros” reforçado por Cristo em suas pregações.
Do Brasil, o país com a maior população católica do mundo, poderá sair o sucessor de Bento XVI. Dentre os nomes mais prováveis estão os de cinco brasileiros. Sendo, D. Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Cláudio Hummes, de 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo, D. Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo, D. João Braz de Aviz, de 66 anos, que mora em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos em Roma, e D. Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, atual arcebispo emérito de Salvador (BA).
Dentre os mais fortes, segundo análise de alguns vaticanistas, como cita o jornalista americano John L. Allen Jr., biógrafo de Bento XVI, em entrevista à revista Época, estão os bispos dos países emergentes como Brasil, por exemplo. Neste cenário encontra-se D. Odilo Scherer de 63 anos, que pesa ao seu favor representar a maior arquidiocese da América Latina em número de Católicos e pertencer à maior nação católica em números absolutos no mundo. Outro ponto favorável a D. Odilo é de ele estar com uma idade que o colocaria em situação privilegiada, não tão jovem quanto João Paulo II quando assumiu o papado e não com idade avançada como Bento XVI.
Embora o Brasil conte somente com cinco representantes na votação, dos 117 aptos, ele representa um força muito grande em relação ao número de cristãos católicos, não tendo nenhum impeditivo que de possa sair dali o futuro sucessor de Bento XVI, segundo afirma cardeal Kurt Koch, assessor próximo do papa Bento XVI.
Muita humildade, assim deverá ser a postura do novo Papa, conforme declarou Bento XVI em sua última missa celebrada na quarta-feira de cinzas na Basílica de São Pedro em Roma. Seu sermão gerou principalmente com base na Passagem do Profeta Joel com a frase-tema "Voltar para Deus com todo o coração".
O Papa permanecerá no comando da Igreja Católica até o dia 28 de fevereiro. E a partir disso o conclave que escolherá o novo Papa ocorrerá a partir do dia 15 de março conforme informou o Vaticano.
Ao povo Católico resta muita oração para iluminar todo o processo de escolha do novo Papa, para que ele se fortaleça nos dons da fé da esperança e da caridade, para que as injustiças deste mundo sejam reduzidas pela justa distribuição de renda e o amor seja o balizador das ações deste povo cristão. E também considerar a humildade e serenidade do Papa ao reconhecer sua fragilidade em frente aos desafios da igreja.

Fonte da Imagem: http://cunhanfeminista.org.br/a-eleicao-de-um-novo-papa-e-o-espirito-santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este momento 1...

  Dói.  Forma estranha de começar um poema. Forma medíocre para o mundo que só vende fórmulas para livrar-nos da dor. Assumir alguma dor é m...