quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Um café e muito carinho... (a coffee and a lot of affection...)

 Fotos grátis de Café

Um dia como outro qualquer em que se poderia dizer, era uma vez... saiu Juditi com sua filha ao braço. Febre alta já fazia dois dias. Sem dinheiro para pagar consulta, e os remédios caseiros sem fazer efeito, a saída seria levar a Dona Josefa, curadeira famosa daquela vila. Era uma manhã fria, a menina estava bem coberta. Os olhos brilhantes pela força da febre e as boxexas rosadas, um calor ardente encostado no busto da magra mãe. O coração da guerreira mãe sofria. A menina apesar de tudo esboçava um sorriso amarelo, e dizia com uma voz cansada: "não ti propupe mamãe!" Tais palavrinhas soavam com uma injeção de ânimo, o coração dessa guerreira mãe se acalmava e fazia-lhe reacender a esperança...
Ao chegar na velha casa de madeira ao lado de uma rua qualquer, a mãe bateu à porta. Lá de dentro uma voz rouca e grave de senhora bradou "já vai!" Seguido de uma tosse carregada. Um cachorrinho preto debaixo do soalho observava as duas. Não latiu, somente a menina havia percebido tal bichinho. Puxou a gola da mãe, a qual olhou de pronto, mostrou-o à mãe apontando seu magro e pequeno dedinho de fadinha... A mãe olhou a criaturinha e percebeu naquele cachorrinho um doce olhar. Não estava acorrentado. Notou mais ao fundo um pelego de carneiro que se fazia cama quente ao cão.
A porta rangendo meio que presa se abriu. Dona Josefa estava com uma toalha envolta na cabeça, tal qual um turbante. Falou: "entrem! Saiam desse frio. Eu já faz uns quatro dias que quase não ponho a cara fora de casa. Tô com uma gripe terrível. Mas tô melhorando graças a um xarope caseiro de guaco e mel".
A mãe sorriu meio amarelo.
"Mas... o que as traz aqui? Com certeza não é para comer os meus doces... Que tenho aqui aos montes." Falou isso  pegando um pirulito para dar à menina. A menininha só sorriu encostou a cabeça na mãe, como se escondendo, mas pegou o doce.
"Que menina linda! Que você tem?" Interrogou a senhora.
A mãe explicou. Ela ouviu atentamente.
"Hum... vou fazer um café e já vejo que você tem", disse isso explicando o princípio de seu método de busca pela cura.
Contou de sua luta para se aposentar, enquanto a água fervia. Passou lentamente o café no coador de grosso tecido, aquele cheiro era delicioso...
 Falou para mãe... "se o café tivesse o mesmo gosto de seu cheiro, seria a melhor bebida do mundo..." riu... A mãe também riu concordando.
Na mesma hora, ofereceu à menina um copinho com café com uma colherzinha de manteiga, adoçado com mel...
"Tome menina, isso vai ajudar a te proteger de gripe." Filosofou a sábia senhora.
A mãe apanhou o copo, esfriou um pouco e deu à sua filha.
"Hum... o cheiro está muito bom." Falou a mãezinha.
A senhora deu uma xícara à mãe, mas adoçado com açúcar mascavo.
"Café minha filha tem ciência, se você tiver paciência você extrai dele seu melhor. Água no ponto e quantidade de pó adequada você terá uma ótima bebida."
Pôs o restante de que ficou no bule, logo após tirar uma xícara para si, em uma velha garrafa térmica.
O coador ficou sobre uma pia. Dona Josefa o apanhou retirando de lá uma mão de pó. O qual foi atirado a uns 15cm em cima de um prato Branco com um pouco de água. A mulher ficou a olhar o pó, como se o tivesse lendo seu comportamento. Após uns dois minutos olhou para mãe e disse:
 "A menina só está resfriada. Ela estará bem melhor amanhã!" Falou isso com um rosto oleoso e brilhante.
A mãe sorriu, como que tranquilizada...
A senhora apanhou um pouco de guaco ressecado e deu à preocupada mãe. Perguntou se ela tinha mel, a qual acenou com a cabeça que sim.
Despediram-se não cobrando nada pela consulta. A mãe agradeceu de coração.
O dia se passou, a mãe fez o chá e deu à menina. No tempo previsto a menina melhorou...
O tempo se passou, a menina cresceu... Mas jamais esqueceu daquele gostoso café que tomara naquela fria manhã em que ardia de febre... Jamais esqueceu do doce que residia naquele enorme coração daquela senhora que a recebera com todo carinho na mais rica demonstração de amor ao próximo.
Marcio J. de Lima
Guarapuava, 05/01/2018.
 
Imagem obtida em: https://pixabay.com/pt/photos/caf%c3%a9-x%c3%adcara-de-caf%c3%a9-copo-bebida-2714970/


2 comentários:

Este momento 1...

Dói.  Forma estranha de começar um poema. Forma medíocre para o mundo que só vende fórmulas para livrar-nos da dor. Assumir alguma dor é mei...