sábado, 11 de maio de 2013

Quem algum dia não fez poesia?

Quem algum dia não fez poesia? Algumas pessoas de mais idade, ou que se achavam assim, me falaram que elas “antigamente” faziam poesia. E, com o passar do tempo perderam essa “mania”. Pois bem, sinto-me então um jovenzinho escrevendo ou brincando de escrever. Digo... realmente um poeta tem alma de criança (é o que sinto quando leio Helena Kolody, Cora Coralina, Vinícius Moraes e tantos outros que em sua maturidade produziram ricas obras) realmente é uma pena as pessoas ao longo de sua vida perderem a inspiração e a vontade de escrever poesia. Ela menina pura ensina-nos a pensar. A nos reconhecer. A reconhecer o outro. Tudo isso pela sua simplicidade-complexidade, pela elaboração (por mais espontânea que seja), pelo seu poder simbológico etc.
Então, quem escreve poesia, conhece um novo mundo já existente em seu interior – mas pouco explorado.
Sendo assim, não importa a idade de quem as escreve! Todos sim – como diriam minhas amigas – são crianças – mas saem em busca do autoconhecimento. E, ela dura enquanto estivermos aqui. Mas... com uma vida com um pouco mais de sensibilidade – e diga-se de passagem – este mundo está precisando muito para não nos maquinizarmos ou nos coisificarmos como produto ou subproduto do dinheiro. Sendo assim “De onde nascem os poemas?” traz um convite para você a voltar ser criança, começando pela leitura de poemas... e quem sabe volte a produzi-los - ou se ainda não escreveu e só sentiu vontade comece a fazê-los, tudo isso para tornar seu dia um pouco mais feliz, se não - ao menos mais criativo.

Marcio José de Lima

2 comentários:

TAEs na luta

O blog devaneios literários do lima apoia a Greve dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Federal. Por uma Educa...