quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Uma pequena reflexão sobre leitura de obras literárias

Precisamos muito ganhar com a leitura! Nossa vida de leitor não se restringe somente a leitura de livros, revistas, jornais etc, lemos diariamente, também, o meio em que vivemos. Todavia, no que diz respeito aos primeiros, eles levam-nos a algo mais além, a uma reflexão mais profunda sobre esse meio (ao menos mais elaborada).

Nosso material publicado se destina à leitura e à produção de material, pretenso literário (contos, crônicas e poesias). Espero que esses “Pequenos Rabiscos Literários” contribuam à consciência de que existe uma extensa produção literária mundial que pode nos encantar e nos ensinar muitíssimo.

Literatura é Arte. Sendo Arte a expressão do Belo (conceito de Belo, tomado aqui como tudo que desperta no homem uma reflexão profunda) temos em nossos materiais produzidos e analisados o simples objetivo, tornar a vida mais bela e agradável aos nossos dias, e também a partir da Arte (por também possuir - quase sempre - um alto grau de elaboração estética) nos confrontarmos com essa tal reflexão mais aprofundada, ao lermos a realidade que nos circunda.

Lembre-se a vida imita a arte e vice-versa.

Nas viagens (literárias) ganharemos um bom vício, a leitura; e com isso – como um corredor que treina quase que diariamente e mantém ou melhora seu desempenho, por este fato - poderemos adquirir rapidez ao acessarmos os conhecimentos que se escondem atrás deste tipo de linguagem e que se somará às demais, certamente.

Portanto, viaje, desprenda-se, leia mais, e lembre-se, leitura é hábito, e você pode começar por este delicioso - que é viajar pela leitura de obras literárias.

(Marcio J. de Lima)

Imagem obtida em: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este momento 1...

  Dói.  Forma estranha de começar um poema. Forma medíocre para o mundo que só vende fórmulas para livrar-nos da dor. Assumir alguma dor é m...