terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Era 18 horas ou Eram 18 horas?

Fotos grátis de Homem

Quando fui publicar o texto "Estranhas repetições" no qual consta o fragmento "Soou o sino da matriz. Eram 18h. O sol ardia no verão de uma cidade do centro-oeste do Paraná". 

Fiquei na dúvida quanto à flexão do verbo "ser" e a sua concordância com horas. Enfim, 

Era 18 horas...

ou 

Eram 18 horas... (?)

 

Então, fui pesquisar e descobri que quando o verbo "ser" indicar hora, ele concorda com ela, portanto está correta a construção no texto "Eram 18 horas...".

Assim, a expressão "é uma hora e meia" está correta, como outro exemplo.

 

Obrigado pela leitura e acompanhe o blog" 


Fonte consultada:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/concordancia-verbal 


Imagem obtida em: https://pixabay.com/pt/photos/homem-pensar-sentimentos-escultura-2546791/ Acessada em 21 fev. 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor, lindo e prazeroso tema...

Quando eu for tudo que imaginei Restará viver a realidade que se me Apresenta  Nem dura, nem tão fácil assim, Será o frio do real comendo me...