sábado, 4 de janeiro de 2014

O bolo do dilema...




Eu e minha irmã a juntar latinhas. Antigamente se chamava assim, (catar latinhas), hoje a maioria das pessoas fala apanhar recicláveis, ser operador ecológico, etc. 
Não se tinha bem ao certo do valor deste trabalho para o meio ambiente, nós juntávamos para ajudar no orçamento da família. Nos dia atuais, muitos pais de família tiram seus sustentos desse ofício.
Fazia esse serviço com um carrinho feito de madeira para ajudar no trabalho, eu mesmo o produzi, o qual era carregado até quase não caber mais nada.
Minha irmã ia junto comigo algumas vezes, o que era conseguido por um insistente pedido “Mãe, deixe eu ir junto!”. Ela punha um boné na cabeça para esconder seus cabelos compridos para disfarçar que era uma menina, para diminuir o risco de alguma violência – o que hoje seria quase que inconcebível. Mas enfim, naqueles tempos não se havia falar em violência como hoje...
Certo dia, um casal de desconhecidos, em um carro, se aproxima. E nos pergunta:
- Vocês querem este bolo?
Acenamos envergonhados com a cabeça, que “sim”
Estava feito o dilema. Minha mãe sempre aconselhou a não pegarmos coisas oferecidas por estranhos. Que bolo! Parecia delicioso. Tempos depois descobri que era um rocambole de amendoim. A minha irmã  segurava o bolo e ficava próximo ao carrinho enquanto eu continuava a entrar no mato dos terrenos baldios procurar recicláveis, que naquela época,  em Guarapuava dos anos 90,  era muito comum serem jogados nesses, o que era favorecido pelo serviço de limpeza pública deficitário. 

A minha cabeça enquanto o tempo se seguia só estava no bolo e no dilema, comê-lo ou não comê-lo. Decidimos, mas com muito dó, a jogar o bolo e não arriscarmos... Fiquei com a imagem daquele dia.
Minha irmã, anos depois me confidenciou. "Realmente o bolo era uma delícia!"

Marcio Lima



Imagem obtida em:http://culinaria.culturamix.com/receitas/doces/rocambole-de-amendoim

6 comentários:

  1. se fosse eu não iria aguentar e comeria o bolo. riso

    ResponderExcluir
  2. Hehe... Valeu Pedro, obrigado pela participação. Continue conosco!

    ResponderExcluir
  3. estamos ai. o senhor poderia escrever o conto de terror do tio que resolveu acompanhar a moça até a casa dela, e usava óculos escuro, mas tava noite. lembra dessa história?

    ResponderExcluir
  4. Não lembro Pedro... Mas... eu vou pegar mais detalhes e depois escrevo. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. blz, valeu. pergunte pra mãe que ela lhe conta, é muito massa essa história o senhor vai gostar.

    ResponderExcluir

Testa franzida

Todo dia mamãe pergunta no que trabalho. Digo a ela que escrevo. Ela pergunta de novo, com a testa franzida e um tom mais jeito de mãe de se...