sábado, 20 de maio de 2023

não me caiu como devia... (it didn't fall on me like it should...)

 Escrever, Poeta, Poética, Primavera

Não quero aplauso,

Nem uma olhadela discreta,

Não faço teses e nem dissertações,

Faço objetos de tinta e papel

Como simples manifestos

De meus desassossegos,

Dores que penso que são minhas...

***

Não quero que olhes com pena

Meus poemas ali jogados e sem companhia...

Não os escrevo para serem mimados,

Escrevo como livre expressão e vontade

De externar meus fantasmas que me corroem...

 ***

Não quero que meus poemas sejam meus juízes

Que me encaminham ao inferno,

Nem a elisão de meus pecados que podem me levar

Ao céu...

Não aceito o nada, pois ele não existe...

Nem a dor que teima em sair de meu peito

Antes, seja ela, totalmente ignorada...

Sou solidão, com você ou não...

***

Um vácuo habita meu peito

Com esse imenso nada de mim mesmo...

Não quero um novo poema, uma nova estética,

Uma nova rima ou métrica...

Nem que meus poemas se tornem filosofia ou sofismas,

Nem que eles sejam perfeitinhos e comportados...

Nem que eles sejam denúncias sobre essas dores

Que me vêm não sei de onde e nem por quê...

 ***

Por hoje, quero só a simples companhia deste poema,

Com suas reticências tão eu,

Com suas indagações tão minhas,

Com tantas interjeições duvidosas...

 ***

Por hoje, uma vírgula vem aqui,

Enroscada em minha garganta,

Uma estética desajeitada

Pintada em minha face

***

Hoje quero este poema

Difícil de ser declamado,

Sem sonoridade merecida,

Problemático na entoação,

Entonação...

Com metáforas nada elaboradas,

De subjetivações de mau gosto...

Enfim, se o nada há,

Caberá este poema,

Paupérrimo de si mesmo,

Sem a intenção textual suposta

Dos textos nossos de cada dia...

***

Quero uma pausa,

Um interstício,

Quem dera, um vício...

Pois este de fazer poesia,

Ainda não me caiu como devia...

(Marcio Lima)

 

Imagem obtida em: https://pixabay.com/pt/photos/escrever-poeta-po%c3%a9tica-primavera-1957302/ 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor, lindo e prazeroso tema...

Quando eu for tudo que imaginei Restará viver a realidade que se me Apresenta  Nem dura, nem tão fácil assim, Será o frio do real comendo me...