terça-feira, 6 de maio de 2014

Mais um Cristo caído na rua

À meia-noite badala o sino da matriz... Olho ao redor e nada vejo de novo. Somente uma árvore a balançar e nela um olhar atento de uma coruja, é o que percebo iluminado pela holofote. Confesso que não tenho muito medo. Mas, alguma coisa até me deixa um pouco assustado. O olho começa a ficar pesado. Sei que não devo dormir, pois é isso que a minha profissão exige, sou vigilante. Olho as casas ao redor. Estou em uma guarita, atento aos monitores da vigilância. Vejo um casal na praça em frente a se agarrarem, coisas da juventude. Beijos calientes. Um olhar fixo – um para o outro – olham desconfiados ao redor, o rapaz olha seu relógio e se mandam.
É alta noite. Está na hora de se retirarem. Apanharem seus transportes.
Boa noite pombinhos! Pensei. Agora ficamos, eu, a coruja, os monitores, as casas vazias,  pelo fato de ser feriado,  e a maioria das pessoas terem ido viajar, a praça vazia, além de muito sono. Mas, não posso dormir!
Vejo alguém se aproximar. Ele fica a olhar a loja ao lado da mercearia vizinha de onde trabalho. Pega uma pedra e arremessa ao vidro. De primeira vez ele não quebra. Aperto o botão do alarme o qual soa. O homem não se intimida. Joga nova pedra e o vidro se desmancha. Não trabalho armado. Tenho que acionar a polícia, mas creio que não dará tempo. Por isso, deixo o meu posto. Tranco a porta ao sair para segurança do local. Grito ao ladrão. Ele com seus olhos assustados, e se sentindo acuado, só teve uma reação. Tirou de uma pistola velha, pelo visto era uma 22 e veio em minha direção com sangue nos olhos, atirou-me. O gosto do sangue foi imediato. Um calor invadiu minha alma...
E, em poucos milésimos de segundo pude ver a amedrontada alma daquele algoz que se incendiava num mar de desespero – em um inferno de uma vida inteira. Era o mundo em suas costas... Eu aqui, em meu trabalho, no meu ofício,  por qual sou apaixonado, serei visto assim... Mais um Cristo caído nas ruas... 

(Marcio J. de Lima)
Imagem obtida em:https://pixabay.com/pt/homem-pessoa-humano-brilhar-brilho-1177342/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este momento 1...

Dói.  Forma estranha de começar um poema. Forma medíocre para o mundo que só vende fórmulas para livrar-nos da dor. Assumir alguma dor é mei...