quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Dores... Dores...

Podia ver por entre as frestas do paiol, a luz da lua cheia que clareava um pouco o ambiente escuro.  Mordia a Barra do vestido numa tentativa de abafar seus gemidos de dor. Sentia suas entranhas se rasgarem...Como seria bom se pudesse voltar o tempo e blindar seu coração  para o amor.Mas não  foi assim... não  foi.  A dor vem forte dessa vez... pensa na morte horrível  que terá, ali sozinha, num paiol, entre as palhas secas, numa madrugada de lua cheia... imagina que irão  encontra-la ao amanhecer... que surpresa terão.    Fecha os olhos e consegue ouvir ainda o som da gaita que alegrava a quermesse, os rostos alegres dos caboclos, as mulheres todas arrumadas com seus vestidos novos e assim como ela, esperavam um convite para uma dança. Num canto do salão ele a olhava com ternura,  terno alinhado, sapato lustrado. Ofereceu a ela um botão  de flor, estendeu seu braço  em sua direção, então  rodopiaram no salão  a noite toda e ela aninhou-se nos olhos negros do rapaz. Depois daquele dia viam-se diariamente, após  a noite cair numa clareira perto do rio...O pai da moça  era grosseiro e não  queria nenhum pilantra com sua menina.Ela que fosse comprometer-se com Nosso Senhor Jesus Cristo, genro melhor não teria. Então  ao som das águas  do rio,   juraram amor eterno e consumaram o amor jurado, ele a pediu em casamento, iriam embora na noite seguinte.
Noite seguinte, beira do rio, trouxa na mão, ela esperou a quem nunca voltou. Nunca. E outras  noites de espera vieram e em nenhuma ele voltou... 
Meu Deus, que dor, castigo por ter pecado. Deus, misericórdia. A dor vem como um tufão, uma após a outra, eis que escuta um gritinho. 
As dores cessam. Exausta, tem medo de olhar, seu coração parece sair do peito, mas precisa ver, precisa ter coragem. Levanta o pano que cobre suas pernas e em companhia da Luz da lua,  fita o pequeno menino de olhos negros. Tão  frágil menino, tão só em meio a suas pernas, tão  seu menino. Enrola-o em trapos e segura-o no colo. O pequeno a olha com profundidade de um gigante. O sangue escorre farto e mistura-se a palha e a terra... um amortecimento bom vai tomando conta do corpo magro da nova mãe... Ela sorri para o menino, que agora está envolto em luz..Num último gesto de carinho ela beija o rosto do recém nascido e nada mais ela pôde ver.  O garoto se empodera, chora alto de ensurdecer... Acorda o avô  na cabana ao lado.  Ao abrir a porta do paiol, o quadro é lindo mas cruel, Maria morta, sorrindo e olhar voltado para seu filho.  
O avô segura aos prantos o menino no colo.
_Meu pobre Menino Jesus.
Jaqueline de Andrade Borges, Guarapuava, Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este momento 1...

  Dói.  Forma estranha de começar um poema. Forma medíocre para o mundo que só vende fórmulas para livrar-nos da dor. Assumir alguma dor é m...