quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Escuridão


Certa vez o sol ficou curioso para conhecer a escuridão, desta forma o mesmo decidiu sair em viagem em busca de alguém que soubesse onde ele encontraria o sol, logo pelo amanhecer o sol parte em sua jornada rumo ao desconhecido da escuridão. Logo no inicio da jornada o sol encontra uma nuvem a qual esta com pressa, pois deve ir levar chuva aos cantos mais remotos da terra. Assim o sol aborda a nuvem e começam a conversar.
- Dona nuvem a senhora sabe me dizer onde encontro a escuridão? E a nuvem responde.
- Ó esplendoroso sol você irá encontrar a escuridão na tempestade mais severa que tem.
Assim o sol resolve mergulhar na tempestade mais severa que encontra, mas o que encontra é apenas muita luz e claridade. O sol sentindo-se decepcionado resolve continuar a procurar o significado de escuridão. Nesse momento ele encontra uma rocha e pergunta.
- Ó rocha tu que és sólida e resistente poderia me dizer onde encontro a escuridão?
- Sol tu poderás encontrar a escuridão no fundo de caverna, a mais obscura caverna que nenhum animal ousa adentra-la.
Então o sol desce ao mais ínfimo de uma caverna, mas no momento que ele chega ao interior da mesma não encontra nada mais que uma claridade, quando viu tudo claro a sua volta o sol se sentiu triste e uma lágrima verteu de seus olhos.
Voltando decepcionado ao céu e ainda sem conseguir ver a escuridão, o sol encontra com o oceano e o oceano lhe pergunta.
- Ó magnânimo sol que esquenta minhas posso saber por que está tão triste?
- Ó companheiro oceano, estou triste, pois estou à procura de conhecer com é a escuridão! Nisso o oceano responde;
- Ó sol sua busca acaba de chegar ao fim, pois eu sei onde podereis encontrar a escuridão. Tu poderás encontrar o que procuras na parte mais profunda das minhas águas lá onde nenhuma criatura marinha consegue chegar.
- Obrigado meu velho amigo oceano vou pra lá agora.
Nisso o sol mergulha nas profundezas do oceano, mas quando chega ao destino, ele percebe que somente encontra luz e nada de escuridão. Sentindo se muito decepcionado e triste o sol volta ao céu e começa a chorar, nisso uma nuvem que vinha passando se preocupa com o desespero do sol e resolve perguntar.
- Porque choras sol?
- Choro, porque não consigo ver a escuridão.
- Não chores meu amigo, pois tu não poderás ver a escuridão, já que tu és luz pura. Mas não ficas triste não tu não sabes o quanto é lindo te ver brilhando lá no céu e o quanto você é importante para todos os seres que habitam essas terras.
Com isso o sol ficou alegre e brilhou intensamente naquele dia como nunca havia brilhado até então. Pois o sol entendeu que sem a sua presença tudo seria escuridão e nada iria sobreviver em uma completa escuridão. Por mais que a escuridão da noite seja um grande mistério é preciso amanhecer necessitamos da luz do sol para iluminar nosso amanhecer.

Autor: Adelino Teston
 
O blolg agradece ao Escritor pela autorização à publicação. Um belo conto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este momento 1...

  Dói.  Forma estranha de começar um poema. Forma medíocre para o mundo que só vende fórmulas para livrar-nos da dor. Assumir alguma dor é m...