quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Esperança...

 Fotos grátis de Luz

"Quando tudo parece não haver saída, clamo aos céus, donde há de vir..." Parou por aqui. Não lhe vinha mais inspiração. A professora havia trabalhado com a temática "esperança" a manhã toda, mas não lhe vinha nada à cabeça. Pensava e concordava com a professora, pois achava que se tivesse algo que lhe incomodasse poderia escrever melhor... Mas, mesmo assim havia-lhe no peito um vazio. Percebeu, talvez, que as coisas em sua vida estavam bem. Eram poucas palavras, não podia passar de dez linhas, podendo se resumir a uma frase. Pensar em algum problema da família poderia inspirá-lo, pensou. No entanto não havia nada de tão importante que não estivesse no campo das possibilidades de encontrar uma solução de forma racional. Achou que essa "esperança" que a mestra havia falado era algo maior. Pensou na fome que assola alguns países da África. No entanto,  também lembrou da fome de alguns do seu país, as injustiças de preconceitos aos montes contra pobres, mulheres, gays e tantos outros... Talvez aí esteja o motivo para escrita, imaginou...  "Tenho esperança de que o mundo um dia possa evoluir e que possamos viver sem preconceito contra qualquer pessoa..." Apagou a primeira frase e deixou esta última. 
Não entendia muito bem em seu cerne o que era preconceito, só parafraseava o que acabara de ter lido. Apagou tudo de novo. Achou bonito o que escreveu, mas se tivesse que defender tal ideia não saberia muito como fazer, pois nunca havia sofrido algum preconceito... Pelo menos, não saberia dizer com convicção se tinha ou não. E tinha ética o bastante para não enrolar os outros com que realmente não fazia parte de sua vida, de seu saber... 
Voltou ao caderno... "Tenho esperança de um dia não ter que falar de preconceito e que todas as pessoas sejam como eu... simplesmente felizes..." Olhou para professora, não quis mais pensar. Pôs o nome na folha, ponto final e muitos dias com um leve incômodo que se repetia a todo momento... O que é esperança? O que é preconceito? 
Marcio J. de Lima, Guarapuava, Paraná.
19/11/2017.

http://devaneiosliterariosdolima.blogspot.com.br/2011/10/passional.html?m=1

 

Imagem obtida em: https://pixabay.com/pt/photos/luz-l%c3%a2mpadas-esperan%c3%a7a-brilho-2156209/ Acesso em 27 fev. 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este momento 1...

  Dói.  Forma estranha de começar um poema. Forma medíocre para o mundo que só vende fórmulas para livrar-nos da dor. Assumir alguma dor é m...